Como economizar combustível em 13 dicas (+ bônus)


A Alternativa Pneus preparou um guia completo para você aprender como economizar combustível diariamente. São dicas simples e práticas, confira!


De acordo com um ranking feito pelaGlobal Petrol Prices em maio de 2018, o Brasil é o 91º país com a gasolina mais cara do mundo, considerando o preço por litro. Essa realidade se deve pelo fato do produto vendido ao consumidor ser composto por três partes, que são destinadas a: 1) produtor ou importador; 2) tributos ao governo; e 3) lucro do revendedor. 

Pensando nessa realidade, nós daAlternativa Pneus criamos um guia completo com 13 dicas (mais uma dica bônus) para você aprender as melhores formas de como economizar combustível todos os dias. E isso não é muito difícil, pois basta ter em mente apenas três passos para que o consumo seja diminuído consideravelmente. 


Ficou curioso? Então continue lendo o artigo!

Cuidados com a rotina do seu veículo


Dica 1 - Consumo do carro

Antes de tudo, é muito importante que você saiba quanto o seu carro consome por quilômetro rodado.

Por exemplo: ao encher o tanque, rode uma quilometragem alta, como 300 quilômetros. Após isso, verifique a quantidade de litros que foi gasta. Se 25 litros foram utilizados para rodar os 300 quilômetros, então o veículo fez 12 quilômetros por litro.

Caso esse valor esteja muito acima do que deveria, uma boa dica é que seja feita a troca do modelo do veículo por um mais econômico, o que pode gerar um ótimo custo-benefício ao motorista.

Dica 2 - Calibre os seus pneus


Quando os pneus não estão devidamente calibrados, o motor do veículo trabalha mais para rodar e, como consequência, eleva o gasto de combustível. A frequência recomendada para calibrá-los é a cada 15 dias – e, com esse hábito, o consumo de combustível pode ser reduzido entre 1,5% a 3%.

Dica 3 - Cuidado com o peso


É normal que, com o passar dos dias, cada vez mais coisas vão se acumulando no carro. Porém, pela lógica, quanto mais pesado ele estiver, mais combustível ele irá consumir. Portanto, verifique no manual do proprietário o peso máximo recomendado pela montadora.

Dica 4 - Fique de olho nos valores


Sabe aqueles postos que estão com a média de preço do combustível bem abaixo dos outros? Pois então, muito cuidado com eles! Às vezes, o barato pode sair muito caro, pois, por conta da adulteração, o motor é prejudicado e o consumo acaba aumentando.

Dica 5 - Instalação de acessórios


Antes de instalar qualquer acessório no carro, verifique junto a um especialista se aquilo não irá te prejudicar de alguma maneira. Um exemplo são os apetrechos que influenciam diretamente na aerodinâmica do carro, como os aerófilos, pois acabam aumentando também o seu consumo.

Cuidados com a manutenção do seu veículo

Dica 6 - Revisão em dia


Com a revisão em dia, você evita ter que lidar com problemas com o carro durante uma viagem de férias, por exemplo. E, mais do que isso, faz com que ele não rode com peças quebradas ou danificadas, dificultando o seu funcionamento e influenciando no aumento do consumo.

Dentre os cuidados que precisam ser tomados, está atroca de óleo, prática que mantém as peças do seu carro sempre lubrificadas, evitando, assim, a fundição do motor.

Dica 7 - Alinhamento das rodas


Quando não alinhadas, as rodas não giram, mas sim se arrastam pelo asfalto – o que diminui a vida útil dos pneus, bem como eleva o consumo de combustível. Por isso, sempre esteja com oalinhamento correto, pois além da economia que isso irá gerar, o risco de acidentes diminui também.

Dica 8 - Atenção às velas e filtros


Manutenção preventiva é sempre bem-vinda – e é por isso que é sempre bom ficar atento quanto às velas e filtros do carro, pois são peças fundamentais para fazer com que o motor funcione corretamente. 

Quando as velas estão muito gastas, a queima de combustível se desregula e afeta a quantidade do consumo. Já com relação aos filtros (de ar, de óleo e de combustível), quando eles não são trocados, o motor precisa trabalhar mais, afetando também, assim, na quantidade do consumo de combustível.

Cuidados na hora de dirigir

Dica 9 - Troca de marcha


Em todos os manuais do proprietário consta a velocidade correta em que cada marcha deve ser trocada. Essa informação é importante para a média do consumo de combustível, pois o carro estará gastando mais tanto quando o motor “sobra” em aceleração em uma marcha baixa, tanto quando ele “sofre” em uma marcha alta.

Dica 10 - Maneire no acelerador


Acelerar o carro nos momentos certos é uma ótima maneira de economizar combustível. Porém, aquelas aceleradas desnecessárias em semáforos fechados apenas causam prejuízos, uma vez que cada acelerada é uma injeção de combustível realizada. 

Além disso, aquecer o carro pela manhã também não se faz necessário, ainda mais quando os veículos possuem injeção eletrônica.

Dica 11 - Evite o ponto morto


Se você tem o costume de deixar o carro em ponto morto em descidas, pare com isso já! É recomendável que o veículo esteja sempre engrenado, pois assim gasta menos combustível – além de ser uma questão de segurança, porque assim faz com que ele aproveite o freio-motor.

Dica 12 - Janelas fechadas sempre que possível


Sempre quando possível, dirija com as janelas fechadas – principalmente em estradas! Vidros abertos fazem com que o automóvel se arraste com mais dificuldade. Portanto, quanto mais atrito com o ar, mais gasto de combustível.

Dica 13 - Use o ar condicionado somente quando necessário


O uso do ar condicionado está ligado diretamente ao consumo de combustível, já que é o motor que opera o equipamento. Por isso, utilize-o apenas quando for necessário, pois ele aumenta, em média, 20% do consumo do veículo.

Dica Bônus - Gasolina aditivada ajuda a economizar combustível?


No momento inicial, a gasolina aditivada não influencia em nada no consumo de combustível – isso porque a sua função é manter o motor limpo e preservado. Contudo, a economia é atingida a médio prazo, já que um motor limpo e sem desgastes apresenta melhora de desempenho.

Colocando em prática todas essas dicas, a economia de combustível em seu carro está garantida! Ah, e não se esqueça: conte sempre com a Alternativa Pneus para manter o seu carro sempre revisado!